Uso do celular ao dirigir é motivo de aproximadamente 350 multas por dia em São Paulo
Data: 10/07/2017 Categoria: Dicas e cuidados

Devido ao constante avanço da tecnologia, o celular está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Em virtude disso, é comum observar pessoas realizando os mais diversos tipos de atividades com o aparelho na mão, inclusive dirigindo. De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo Google, em quatro anos, o número de usuários de smarthphones no país subiu 3,5 vezes, passando de 14% em 2012 para 62% em 2016.

Mesmo com as inúmeras vantagens do celular, a utilização em excesso pode causar uma série de danos às pessoas e ao trânsito, desde infrações a acidentes graves. Responder uma mensagem, mexer na internet ou atender uma ligação ao dirigir, pode custar caro. Além de multas, que variam de acordo com as circunstâncias, o motorista pode colocar em risco a própria vida e a de pessoas ao redor por conta da distração causada pela utilização do aparelho.

Existe uma multa diferente para cada jeito de utilizar o celular ao dirigir. Atender ligações com fone de ouvido é considerado uma infração média, de 4 pontos na carteira e custa R$ 130,16. Entretanto, segurar o celular com uma das mãos para atendê-lo e manter contato visual com o aparelho para mandar mensagem ou algo do tipo, é uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 239,47 e 7 pontos na carteira.

Dados da prefeitura de São Paulo confirmam que mais de 320 motoristas são multados diariamente na cidade de São Paulo por manusear o telefone móvel enquanto dirigem. Contudo, a quantidade de multas por falar no celular segurando o aparelho com uma das mãos é de 350 por dia. Apenas em 2016, a CET aplicou 491.174 multas relacionadas ao uso de celular ao volante, enquanto o Detran multou 101.388 motoristas.

Segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT) já existem mais de 7 bilhões de celulares em uso no mundo e, a tendência, é que esse número continue crescendo. Portanto, além de usufruir dos pontos positivos dessa disseminação da tecnologia, é preciso utilizar o aparelho de maneira consciente para evitar multas, prejuízos e acidentes.