Saiba como cuidar do carro no inverno
Data: 01/08/2017 Categoria: Dicas e cuidados

Os veículos exigem cuidados em todas as épocas do ano, mas no inverno eles precisam de uma atenção especial, ainda mais com as baixas temperaturas de São Paulo nos últimos dias. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, apenas no mês de julho, a capital já bateu o recorde de frio e teve cidades com temperaturas negativas.

Diante desse clima gelado, é preciso ficar atento aos seguintes itens para não ter problemas:

Combustível

Na baixa temperatura o etanol demora mais para pegar, pois o poder calorífico dele é menor do que o da gasolina. No entanto, isso não quer dizer que você não pode abastecer desse jeito no frio: basta manter cheio o reservatório de gasolina, também conhecido como “tanquinho” e usado pelo motor para dar a partida em dias com temperatura abaixo de 15º.    

Ar-condicionado

Ainda que no frio ele não seja muito utilizado, é importante ligar o ar-condicionado durante 15 minutos, em média, por semana para evitar que as borrachas de vedação fiquem ressecadas ou que a tubulação seja danificada.

Bateria

Com o frio, o óleo do lubrificante do motor fica mais viscoso e dilata com dificuldade. Assim, o motor exige ainda mais da bateria para dar a partida e isso pode esgotá-la mais rápido. Para evitar esse tipo de situação, o ideal é realizar vistorias regularmente e, nos dias frios, não dar partida com rádio ou faróis ligados.

Radiador

O radiador exige uma medida de líquido exata para funcionar corretamente. Essa dosagem certa é essencial, pois altera o ponto de ebulição e congelamento da água, o que evita que ela ferva ou congele. É aconselhável deixar sempre 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo à base de etileno glicol.

Palhetas

Certifique-se de que suas palhetas estão funcionando bem para que nada comprometa a sua visibilidade.

Com essas práticas, você garante o bom funcionamento do veículo para um inverno tranquilo!