Pequenas atitudes que vão te fazer economizar combustível
Data: 24/04/2017 Categoria: Dicas e cuidados

Comprou seu carro seminovo e esta aproveitando, né? Saindo com amigos, indo trabalhar e viajar... mas e os gastos com o combustível estão controlados?

Caso não estejam, temos algumas dicas de atitudes para que você possa economizar.

A primeira dica é não deixar o combustível chegar na reserva, nada de deixar o tanque no vermelho, combinado? Pois a gasolina ou etanol, são responsáveis por refrigerar a bomba nos veículos com injeção eletrônica e se o combustível estiver escasso, a refrigeração será menor e isso pode prejudicar muito o desempenho do seu carro. Atrelado a isso, outros problemas podem ocorrer como impurezas no motor, que geram falhas. Para evitar isso, tente mantê-lo pelo menos com a capacidade média de combustível.

A segunda dica é manter sempre seus pneus calibrados, pois se eles não estiverem calibrados, vão trabalhar com a pressão inferior àquela recomendada pelo fabricante e o motor irá se esforçar mais, consequentemente haverá um aumento de gastos com energia.

A terceira dica é desligar o motor quando o carro estiver parado por mais de um minuto, pois mantê-lo ligado consumirá um combustível desnecessário.

Já a quarta dica tem a ver com a maneira de se dirigir, evite acelerar e frear bruscamente, sabemos que existem situações que elas são necessárias, mas no dia a dia evite-as, pois assim você poupará o motor.

E a quinta dica é sobre o peso extra no veículo, parece que não, mas faz toda diferença e nem estamos falando sobre os passageiros, pois cada carro tem uma capacidade e deve ser respeitada. Mas em viagens, por exemplo, as pessoas tem hábito de encher o porta-malas, e as vezes até utilizam bagageiros externos, nesse caso é bom ter ciência de que o peso do veículo aumentará o consumo de combustível.

O uso do ar condicionado é a nossa sexta dica, ligou gastou e vamos explicar o motivo: o uso dele diminui a potencia do motor, fazendo com que ocorra mais gastos com o combustível. Então utilize esse recurso em situações extremamente necessárias.

Esperamos que essas dicas se tornem hábitos na sua vida de condutor, gerando economia no seu bolso.