Em paz com o planeta: seu carro pode ajudar o meio ambiente
Data: 17/05/2017 Categoria: Dicas e cuidados

Ter um carro de forma consciente pode fazer a diferença para o meio ambiente, pois com pequenas atitudes você pode diminuir o impacto dos veículos na natureza. Manutenção adequada atrelada a comportamentos simples no dia a dia vão ajudar. Olhe as dicas que temos para você:


Manutenção

Seu carro já vem equipado com um item feito para neutralizar os gases poluentes gerados pela queima de combustível: o catalisador. É preciso cuidar desse item e mantê-lo funcionando corretamente. Sempre que perceber algum barulho estranho, notar um aumento na quantidade de fumaça emitida ou fizer a revisão geral do veículo, cheque o catalisador e certifique-se de que ele está cumprindo sua função. Com o equipamento em boas condições, a quantidade de gases lançada na atmosfera é bem menor.

 

Descarte de materiais

A oficina onde o seu carro vai ser revisado também precisa tomar alguns cuidados. O descarte de alguns materiais como baterias, óleos, pneus e peças trocadas, devem ser feitos de maneira responsável para evitar contaminações no solo e na água. Informe-se com as oficinas sobre como fazem o descarte de resíduos, certifique-se de usar os serviços de oficinas sérias e que possuam uma política de descarte e respeito ao meio ambiente.

 

Consumo de combustível

Algumas atitudes no dia a dia podem ajudá-lo a consumir menos combustível como: evitar reduções constantes de marcha, acelerações e freadas bruscas, paradas prolongadas com o motor ligado e não carregar pesos desnecessários, são algumas opções para reduzir o consumo.

Manter os pneus calibrados também evita gastos extras no consumo do combustível. Abasteça sempre em postos confiáveis para garantir combustíveis de qualidade. 

Você pode fazer mais do que pensa para ajudar a manter o equilíbrio entre os carros e o meio ambiente! Aposte em manutenções regulares e em serviços de qualidade que somadas a essas dicas vão aumentar a vida útil do seu carro e colaborar com o bem estar do planeta.